JORNAL
ONLINE- Geotecnologia/2014
1ª
Edição Boa vista-RR, 08 de maio de 2014
|
|
Roraima
Está situado na Região Norte do país, sendo o estado mais setentrional da federação.
Tem por limites Venezuela ao norte e noroeste, Guiana ao leste, Pará ao sudeste e Amazonas ao sul e oeste.
Ocupa uma área aproximada de 224,3 mil km²,
pouco menor que a Romênia, sendo o décimo quarto maior estado brasileiro. Em Boa Vista, unica capital brasileira totalmente no hemisfério Norte, encontra-se a sede do governo estadual, atualmente presidido por José de Anchieta Júnior.6
A história do estado está fortemente ligada
ao Rio Branco. Foi através deste que chegaram os primeiros colonizadores portugueses. O Vale do rio Branco sempre foi cobiçado por ingleses e irlandeses, que adentraram no Brasil através da Guiana em busca de índios para serem escravizados. Pelo território da Venezuela, os espanhóis também chegaram a invadir a parte norte do rio Branco e no rio Uraricoera. Os portugueses derrotaram e expulsaram todos os invasores e estabeleceram a soberania de Portugal sobre a região de Roraima e de parte do Amazonas.7
Norte do Brasil, predomina em Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de savana no Centro-Leste.8
Seu ponto culminante, o Monte Roraima, empresta-lhe o nome. Etimologicamente resultado de contração de roro (verde) e imã (serra ou
Mapa de Roraima
A palavra "Roraima" vem de línguas indígenas. Sua etimologia lhe emprega três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos Ventos” e “Serra do Caju”.11 Seria a
Nessa língua indígena, roro - ou também rora - significa verde, e imã significa serra, monte, formando portanto, a palavra "serra verde", que reflete a paisagem natural da região específica.13
Há ainda, a hipótese da palavra "Roraima" ter outros dois significados: "Mãe dos Ventos" e "Serra do caju". O primeiro
significado, dá-se pela possibilidade do clima da região, onde os índios acreditavam que os ventos que atingiam o sul da Venezuela seriam provenientes do lugar. O segundo, "Serra do Caju", pelo grande número de serras e colinas existentes nesta área.14
História
Os
primeiros colonizadores portugueses chegaram à região através do Rio
Branco. Antes da chegada dos portugueses,
s ingleses e neerlandeses já
eram atraídos para a região, com a finalidade de explorar o Vale do Rio
Branco através das Guianas.
A soberania de Portugal sobre a região só foi estabelecida após
osespanhóis invadirem
a parte norte do Rio Branco, juntamente com o rio Uraricoera.
A partir de 1725,
missionários Carmelitas iniciaram a tarefa de conversão
do indígena na região.15
https://www.blogger.com/blogger.g?blogID=8591653760404192159
#editor/target=post;postID=1282278335276645168
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro
das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no
processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação
da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores
ou demais funcionários.
http://www.brasilescola.com/educacao/
escola-x-violencia.htm
http://www.contilnetnoticias.com.br/index.
php/noticias-policiais/4229-adolescente-registra-imagens-forte-de-violencia-entre-duas-alunas-da-escola-padre-antonio-diogo-feijo
Violência na escola
http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.
gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto= 457&evento=5#menu-galeria |
Saúde do Professor
O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor é uma ação inovadora da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, de caráter interdisciplinar, nas áreas da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social e Psicologia, com ações de prevenção e promoção à saúde dentro de escolas da rede pública estadual de ensino e no SAC/Educação.
Em 2013, com um novo formato de atuação, além das oficinas incluímos o acompanhamento nas escolas e ampliamos a equipe com uma nova categoria profissional, a Nutrição.
Nova proposta de atuação nas unidades escolares
Visando maior proximidade com as unidades, foi construída uma nova proposta de atuação que objetiva desenvolver a ções de acompanhamento e de maior proximidade com os contextos de trabalho do professor com a distribuição dos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar em 8 regiões de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari e Simões Filho.
Para descontrair ka ka ka
Assistam o vídeo Síndrome de Bournout
em professores
Acesso 08/05/2014.
|
Pesquisar
Apresentação - Baner
Blog - Da Paz
Globalização e Meio Ambiente
Globalização e tecnologia
Tecnologia.wmv - You Tube
Tecnologias e mídias
Tecnologia na educação
Tecnologia na sala de aula
Tecnologia em sala de aula
tecnologia
https://www.youtube.com/watch?v=CJWOFbuwiPg
quinta-feira, 8 de maio de 2014
JORNAL ONLINE- Geotecnologia/2014
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário