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quinta-feira, 8 de maio de 2014

JORNAL ONLINE- Geotecnologia/2014

JORNAL ONLINE- Geotecnologia/2014           
1ª Edição              Boa vista-RR, 08 de maio de 2014              

Roraima

Roraima é uma das 27 unidades federativas do Brasil
Está situado na Região Norte do país, sendo   o estado mais setentrional da federação 
Tem por limites Venezuela ao norte e noroeste
 Guiana  ao lestePará ao sudeste e Amazonas ao sul e oeste.
Ocupa uma área aproximada de  224,3 mil km²,
 pouco menor que a  Romêniasendo o décimo quarto maior estado brasileiro. Em Boa Vista, unica capital brasileira  totalmente no hemisfério Norteencontra-se  a sede do governo estadualatualmente presidido por José de Anchieta Júnior.6
A história do estado está fortemente ligada 
 ao Rio BrancoFoi através deste que chegaram os  primeiros colonizadores portugueses
O Vale do rio Branco sempre foi cobiçado por  ingleses e irlandeses, que adentraram no Brasil através da Guiana em busca de índios para serem escravizados
Pelo território da Venezuela, os espanhóis também chegaram a invadir a parte norte do rio  Branco e no rio Uraricoera
Os portugueses derrotaram e expulsaram todos os invasores e estabeleceram a soberania de Portugal sobre a região  de  Roraima e de parte do Amazonas.7
Situado numa região periférica da Amazônia Legal, no noroeste da Região 
Norte  do Brasil predomina em  Roraima a floresta amazônica, havendo ainda uma enorme faixa de savana no Centro-Leste.8 
Encravado no Planalto das  Guianas, uma parte ao sul pertence à  Planície Amazônica.9
 Seu ponto culminanteMonte Roraimaempresta-lhe o nome. Etimologicamente resultado de contração de  roro (verde) e imã (serra ou 
 monte), foi batizado por indígenas pemons   da Venezuela.
Mapa de Roraima 


A palavra "Roraima" vem de línguas indígenas. Sua etimologia lhe emprega três significados: “Monte Verde”, “Mãe dos  Ventos” e “Serra do Caju”.11 Seria a
junção de roro (papagaio) e imã (pai, formador).12 
Nessa língua indígena, roro ou também rora significa verde, e imã significa serra, monte, formando portanto, a palavra "serra verde", que reflete a paisagem natural da região específica.13
Há ainda, a hipótese da palavra "Roraima" ter outros dois significados:  "Mãe dos  Ventos" e "Serra do caju". O primeiro 
significado, dá-se pela possibilidade do clima da região, onde os índios acreditavam que os ventos que atingiam o sul da Venezuela seriam provenientes do 
lugar. O segundo, "Serra do Caju",  pelo grande número de serras  e colinas existentes nesta área.14
História
Os primeiros colonizadores portugueses chegaram à região através do Rio Branco.  Antes da chegada dos portugueses, s ingleses e neerlandeses já eram atraídos para a região, com a finalidade de explorar o Vale do Rio Branco através das Guianas. A soberania de Portugal sobre a região só foi estabelecida após osespanhóis invadirem a  parte norte do Rio Branco, juntamente com  o rio Uraricoera. A partir de 1725, missionários Carmelitas iniciaram a tarefa de conversão do indígena na região.15

A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais funcionários.
http://www.brasilescola.com/educacao/
escola-x-violencia.htm

http://www.contilnetnoticias.com.br/index.
php/noticias-policiais/4229-adolescente-registra-imagens-forte-de-violencia-entre-duas-alunas-da-escola-padre-antonio-diogo-feijo         

Violência na escola

http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.
gov.br/modules/galeria/detalhe.php?foto=
457&evento=5#menu-galeria
























































Saúde do Professor
O Pro­grama de Atenção à Saúde e Va­lo­ri­zação do Pro­fessor é  uma ação  ino­va­dora da Se­cre­taria da  Edu­cação do Es­tado da  Bahia, de ca­ráter in­ter­dis­ci­plinar, nas áreas da Fi­si­o­te­rapia, Fo­no­au­di­o­logia, Nu­trição, Ser­viço So­cial e Psi­co­logia, com  ações de pre­venção e pro­moção à saúde dentro  de es­colas da rede pú­blica es­ta­dual de  en­sino e no SAC/Edu­cação.
Em 2013,  com um novo for­mato de atu­ação, além das ofi­cinas in­cluímos  o acom­pa­nha­mento  nas  es­colas e am­pli­amos a equipe com uma nova ca­te­goria pro­fis­si­onal,  a Nu­trição. 
Nova pro­posta de atu­ação nas uni­dades es­co­lares
Vi­sando maior pro­xi­mi­dade com as uni­dades, foi cons­truída  uma  nova pro­posta de atu­ação que ob­je­tiva de­sen­volver a ções de  acom­pa­nha­mento e de maior pro­xi­mi­dade com os  con­textos de  tra­balho do pro­fessor com a dis­tri­buição dos   pro­fis­si­o­nais que  com­põem a  equipe mul­ti­dis­ci­plinar em  8 re­giões de Sal­vador,  Lauro de Freitas, Ca­ma­çari e Si­mões  Filho.
 

    Para descontrair ka ka ka



Assistam o vídeo Síndrome de Bournout 
em professores



Acesso 08/05/2014.

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